sábado, agosto 06, 2005

6 de Agosto

Faz hoje anos que os americanos começaram a “libertar” o mundo.
Crimes atras de crimes como podemos constatar todos os dias no Iraque.
Morreram cerca de 100 mil pessoas em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki. As vítimas eram civis, cidadãos comuns, já que nenhuma das duas cidades era alvo militar muito importante. O cenário histórico dessa tragédia que permanece até hoje na memória de milhares de japoneses era a guerra no Pacífico, entre Japão e Estados Unidos no contexto do término da Segunda Guerra Mundial.

Será que não existia uma maneira menos estúpida de forçar a rendição japonesa?
Para alguns historiadores o governo norte-americano tinha que tomar uma atitude pois não podia resistir mais às pressões do Congresso, que não aceitava mais perdas de vidas norte-americanas, numa guerra que já se prolongara demais. Uma outra corrente entretanto, acharia que a pergunta feita acima era descabida, já que o uso de armas atómicas contra o Japão não correspondia a qualquer necessidade bélica. O Japão estava em negociações secretas com os Estados Unidos para capitulação definitiva.
Existe uma corrente de interesses contrária que procura, anular essa manifestação com o intuito de amenizar o grau de responsabilidade dos responsáveis directos por esse crime “eternamente imperdoável” e em conluio com a doutrina do bem e do mal , do branco e do preto etc. , toda a vez que se aproximam as datas de Hiroshima e Nagasaki surgem também essas fotos cansadas de vender emoções, nada mais que um monte de corpos numa vala comum vitima dos rigores da guerra que foram usadas para reforçar a hipótese de um suposto "holocausto privilegiado" que só foi descoberto em 1948.
O verdadeiro holocausto aconteceu em Hiroshima e Nagasaki

2 Comments:

Blogger Pantera escreveu...
Não concordo contigo,penso que um pouco de história fazia-lhe bem :P

Os americanos tinham que terminar a guerra rapidamente,se a invasão do Japão acontecesse cerca de 1 milhão de soldados americanos morreria,e milhões de civis japoneses como soldados também morreriam....foi o melhor a fazer!
6/8/05 14:24  
Blogger Vitor Manuel escreveu...
História escrita por americanos, ou a verdadeira história.
7/8/05 05:38  

Enviar um comentário

<< Inicio