sexta-feira, janeiro 13, 2006

CANTANHEDE Iniciativa pretende incentivar gosto pela literatura

Antigos Alunos do Colégio Infante Sagres promovem Jogos Florais


Os trabalhos escritos devem ser entregues até ao dia 28 de Fevereiro, segundo as regras do regulamento. O objectivo passa pela divulgação de novos valores literários da região e do país.

Depois do sucesso da última edição, que contou com cerca de 800 participações a nível nacional, a receita repete-se. Com o objectivo de incentivar o gosto pela literatura portuguesa, estimulando a afirmação de novos valores e a confirmação de outros já consagrados, o Núcleo de Antigos Alunos do Colégio Infante de Sagres de Cantanhede (1934-1972) promove, com o patrocínio do município, a realização dos II Jogos Florais da Região da Gândara – 2006.
A iniciativa, integrada no 72º aniversário da fundação do Núcleo do Colégio Infante Sagres, terá por divisa “Cantanhede Vale a Pena” e será, segundo a organização, mais um contributo valioso para a elevação cultural da Região da Gândara. “Achámos que seria oportuno retomar uma actividade antiga e dar-lhe um novo dinamismo. É por isso que estamos a apostar forte neste concurso e esperamos superar as anteriores participações”, explicou Carlos Maltez, antigo aluno do referido estabelecimento de ensino.
O concurso está aberto a todos os cidadãos portugueses e a entrega dos trabalhos deverá ser feita até às 00H00 do dia 28 de Fevereiro, para o endereço II JOGOS FLORAIS DA GÂNDARA 2006, Apartado 160, 3064-909 Cantanhede. Os premiados serão conhecidos no Encontro Anual dos Antigos Alunos do Colégio Infante Sagres, que decorrerá em Cantanhede no próximo mês de Julho.

Enaltecer a Gândara

Os trabalhos admitidos nos II Jogos Florais da Região da Gândara terão várias modalidades: monografia, ensaio ou estudo sobre: o concelho de Cantanhede inserido na região gandaresa como pólo de atracção; a pedra de Ançã; a arte xávega; a gastronomia gandaresa; o folclore e a etnografia da Gândara; comércio e transformação do ouro e prata no concelho; evolução rápida e notável do concelho de Cantanhede; a qualidade dos vinhos; D. António Luís de Meneses, 3º Conde de Cantanhede e 1º Marquês de Marialva; Pedro Teixeira, célebre bandeirante; Dom João Crisóstomo, arcebispo de Goa e primaz de Braga; Jaime Cortesão; Carlos Oliveira, e Augusto Abelaira. Serão também aceites, e respeitando as regras do regulamento, um conto ou narrativa; uma poesia lírica ou soneto; uma poesia de exaltação ao Infante Sagres ou uma quadra popular sujeita a mote. Todos os trabalhos devem ser identificados com pseudónimo ou divisa. A participação dos concorrentes não dispensa a leitura do regulamento.

in Correio da Figueira

1 Comments:

Blogger O Micróbio escreveu...
Mais uma grande iniciativa!
13/1/06 10:01  

Enviar um comentário

<< Inicio