sexta-feira, abril 07, 2006

ARGANIL – Confraria do Bucho é pioneira no país

O bucho, manjar típico de Folques e Vila Cova do Alva, passou a ter a sua confraria. Ontem decorreu a investidura dos primeiros 56 confrades.

A Confraria do Bucho de Arganil foi, ontem, formalmente constituída, sendo a primeira do país com esta designação. Foram 56 os confrades que assinaram os estatutos da nova confraria, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Câmara de Arganil. Defender e divulgar este produto tipicamente arganilense é o objectivo principal da confraria.

Futuramente a confraria irá adoptar um logótipo que fará parte das insígnias dos confrades e do qual «se fará painel a atribuir para afixação anual no restaurante que a confraria considere com mérito gastronómico para o exibir», pode ler-se nos estatutos desta associação, que vai ter como órgãos a assembleia-geral, internamente designada por “Grande Banquete”, o conselho fiscal constituída pelos “Ecónomos” e a direcção composta pelos “Mordomos”. Órgãos que serão eleitos em assembleia-geral pelo período de três anos, cabendo aos confrades fundadores procederem à sua eleição.