quarta-feira, março 16, 2005

PARQUE DE CAMPISMO DA TOCHA TÊM FALTA DE SEGURANÇA

Campistas da Tocha queixam-se da segurançaUma dezena de rulotes e auto–tendas estacionada no parque de Campismo da Tocha foi assaltada no início do mês. Alguns proprietários exigem medidas de segurança.Levantaram a rede que veda o parque, arrombaram janelas e portas das rulotes, cortaram auto–tendas, entraram e levaram todos os pequenos electrodomésticos de venda fácil: televisões, torradeiras, micro–ondas, até roupas dos proprietários. Numa única madrugada, no início do mês, os assaltantes “limparam” uma dezena de tendas sem que ninguém no parque desse conta. Só por volta das 14H00 do dia seguinte, um campista do mesmo parque notou coisas remexidas e alertou os responsáveis do Parque de Campismo, actualmente concessionado à Sociedade Columbófila de Cantanhede, e os restantes proprietários. Passados dez dias, alguns dos proprietários das rulotes assaltadas, não se conformam com a falta de segurança. Afirmam que o parque deveria ter segurança nocturna, que, alegadamente, em época baixa não tem, e não compreendem como a rede de vedação do parque ainda não foi reparada. “A rede ainda está na mesma, permitindo a entrada de pessoas ou de animais e não nos dão qualquer explicação. Agora é que nos deram uns formulários da Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo para fazermos seguros, que nem sequer cobrem esses electrodomésticos que nos roubaram. E quem se responsabiliza pelo nosso prejuízo?”, questiona um dos proprietários, que preferiu manter o anonimato, adiantando que houve até já quem tenha apresentado reclamação junto da Direcção Geral do Turismo. O parque de Campismo da Tocha é propriedade da Câmara Municipal de Cantanhede, mas está, desde há três anos, concessionado à Sociedade Columbófila de Cantanhede. Contactada a direcção da Columbófila pelo DIARIO AS BEIRAS, Lurdes Silva, directora, adiantou que actualmente existe no parque uma pessoa 24 horas por dia, embora reconhecendo que esta não tem qualificações de guarda nocturno. “Pensamos que não é aí que está a diferença, porque um guarda nocturno não podia, por exemplo, estar em vários locais. E até no Verão, com os guardas, de vez em quando há assaltos”, referiu. A responsável explicou ainda que a rede de vedação ainda não foi reparada porque estão, a Columbófila e a autarquia, a repensar num forma de prender a rede, para evitar que seja novamente levantada. A directora da Columbófila sublinhou também que os assaltos têm sido generalizados a vários parques da região e declinou assumir qualquer responsabilidade em relação aos artigos furtados. “Nós chamámos as autoridades, mostrámo–lhes todos os seguros que temos, mas não existe nenhum que cubra o furto de pequenos electrodomésticos”, explicou, salientando que os campistas é que devem fazer seguros individuais.
Para quem não sabe o COIMBRA NACIONAL investigou:
De facto fica uma pessoa no parque durante 24h é uma senhora.
O parque teve este ano um segurança nocturno que sendo um profissional manteve o parque durante os meses de Julho e Agosto em segurança, posso até dizer que em muito boa segurança. Durante este periodo não houveram assaltos.
O que se passou no parque, era de prever, já á muito tempo que os campistas anuais, vinham reclamando segurança nocturna durante a época baixa, tendo-se até disponibilizado a pagar mais um pouco para fazer face ás despesas .
Como é costume no nosso país a culpa vai morrer solteira, não se aposta na prevenção e agora quem vai pagar são os seguros, e que não vão cobrir todos od prejuizos.
O tirar a água do capote ,vai até á caricata afirmação, de que os assaltos já tinham ocorrido em vários parque da região, mais uma razão para terem reforçado ou iniciado a segurança.

1 Comments:

Anonymous Anónimo escreveu...
Eu estive neste parque nas férias de verão.
Nessa altura havia uma boa segurança.
Já falando dos balnearios eram muito maus.
17/3/05 01:25  

Enviar um comentário

<< Inicio