quarta-feira, março 16, 2005

IMIGRAÇÃO NÃO CONSIGO PERCEBER

Portugal foi o quarto país, entre os Vinte e Cinco que actualmente compõem a União Europeia, a revelar uma maior "resistência aos imigrantes", com 62,5 por cento dos inquiridos a responderem contra a entrada de mais estrangeiros no país - número superior à média, que se situou nos 50 por cento. Os portugueses revelaram-se reservados quando colocados perante a imigração de indivíduos de "outras raças ou etnias", perante "imigrantes dos países mais pobres da Europa" e perante "imigrantes dos países mais pobres fora da Europa". Este resultado poderá ser uma consequência da recente explosão da imigração no país. Entre 2001 e 2002, devido ao último grande processo extraordinário de legalização, o número de estrangeiros em Portugal quase duplicou, passando de cerca de 250 mil para perto de 500 mil. À frente de Portugal, neste tópico, ficou a Grécia (87,5%), a recém-chegada Hungria (86,5%) e a Áustria (64,5%). Os números mostram ainda que os países nórdicos e os da Europa Ocidental menosprezam esta questão em favor da "resistência aos requerentes de asilo" (esta distinção tem a ver com o facto de existir, nestas regiões, um maior número de estrangeiros que entram com o título de refugiados, ao contrário do que sucede nos países mediterrâneos, onde prevalece a imigração económica). Os portugueses mostraram-se ainda muito "resistentes à diversidade" (sete em cada dez), posicionando-se apenas atrás da Grécia. O outro tópico em que integram os primeiros lugares diz respeito às "políticas de repatriamento para migrantes criminosos" (83 por cento dos portugueses mostraram-se favoráveis, ficando, todavia, atrás da Hungria, da Grécia, da República Checa e da Alemanha do Leste).
Não consigo perceber como os nossos politicos do sistema não entendem o nosso povo.
Não consigo perceber porque continuam as politicas de protecção á imigração.
Não consigo perceber.

4 Comments:

Blogger Unknown escreveu...
Li a estatística original e as minhas conclusões foram muito diferentes das apresentadas na Comunicação Social. Nalguns pontos os portugueses são mais desconfiados do que os outros mas noutros pontos são mais abertos.
Quanto á vinda de imigrantes para o país ela é extremamente benéfica. Tão benéfica que toca as raias da injustiça. Por exemplo, um imigrante desconta para uma reforma de que geralmente não vai usufruir.
O verdadeiro problema com a imigração não é com a dos brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, etc.
O verdadeiro problema é com a dos imigrantes europeus (franceses, espanhois, alemães, etc.) que vêm para cá explorar-nos e mandar em nós.
E, essa imigração, é uma imigração que não podemos combater devido á União Europeia e ao tratado de Schegen.
17/3/05 13:46  
Anonymous Anónimo escreveu...
é verdade amigo...ninguem compreende neste país tal coisa...mas a democracia de Soares é mesmo assim!!!
17/3/05 21:16  
Anonymous Anónimo escreveu...
é verdade amigo...ninguem compreende neste país tal coisa...mas a democracia de Soares é mesmo assim!!!
17/3/05 21:16  
Anonymous Anónimo escreveu...
Mas este Raio estará a delirar?! Só pode... Será que são os "franceses, espanhois, alemães" que semeiam o terror nas nossas ruas, nos nossos comboios, nas nossas escolas? Devem ser, eu é que ando a ver mal... Ou então o sr. Raio não consegue ver a realidade à sua volta... Provavelmente o sr. Raio não tem que andar em transportes públicos, ou em certos bairros, porque se tivesse mudava de opinião muito rapidamente.

NC
18/3/05 23:30  

Enviar um comentário

<< Inicio