quinta-feira, março 17, 2005

UMA ASSOCIAÇÃO DAS MINHAS

Dia da mãe...gandarêsa



FONTINHA> ARCAF apresentou projectos para 2005 em jantar de confraternização

O próximo dia 1 de Maio, tradicionalmente Dia da Mãe, vai, este ano, ter um tom mais gandarês. Pelo menos na Fontinha, onde se prestará especial tributo à mulher e mãe gandaresa.

Em jantar informal realizado no espaço rural da casa da Fontinha de Maria Dulce Rosete Dias e de Ilídio Oliveira, confraternizaram as pessoas que trabalharam na preparação e realização da exposição “Fontinha, 100 anos de memórias revisitadas”, da Associação Recreativa e Cultural Amigos da Fontinha. A ocasião serviu também para fazer um balanço das actividades desenvolvidas em 2004 e apresentação das que estão planeadas para o decurso deste ano.

O Dia do Tributo à Mãe Gandaresa é a próxima iniciativa da Associação, a realizar a 1 de Maio, no local conhecido como Cabeço, na Fontinha. Aberto à participação de todas as pessoas da Gândara, sejam de Febres, Cantanhede, Mira, Vagos ou Montemor-o-Velho, este dia tem como principais objectivos alertar a comunidade para o papel da mãe na sociedade e dignificar o seu estatuto como pilar de base da família, mas também divulgar a ARCAF e as suas actividades e “sensibilizar as pessoas para o associativismo”, segundo um dos promotores, António Pereira dos Santos.

“Se estivermos só à espera das instituições estatais não chegamos a lado nenhum”, salientou o autor do livro “Fontinha, o seu povo, história e afectos”, lançado pela aquela associação em finais de Outubro.

Com missa campal, debates e almoço partilhado, o Dia do Tributo à Mãe Gandaresa vai incluir ainda o lançamento do repto para a edição de uma obra dedicada às mães gandaresas (escrita a várias mãos e editada pela ARCAF com o apoio dos municípios da Gândara), e a apresentação da bandeira da associação.

Durante todo o dia vai funcionar um atelier de moldagem e escultura a partir do barro, dirigido pelo escultor Carlos de Oliveira (autor da escultura em homenagem à Mãe Gandaresa, da ARCAF), e onde todas as crianças poderão participar.

Para além de um curso de culinária (a funcionar desde o início do ano).O conjunto de actividades para este ano inclui actividades recreativas e culturais, a participação no Ciclo de Teatro de Cantanhede, a canoagem e o cicloturismo.

A ARCAF tem prevista, para Setembro, Outubro e Novembro, a realização da segunda edição dos colóquios da Fontinha. O primeiro ciclo decorreu em simultâneo com a exposição “Fontinha, Cem Anos de memórias Revisitadas”, que esteve aberta ao público durante três meses, no Centro Cultural da Fontinha. A mostra foi visitada por cerca de 1500 pessoas.

Construções sociais recebem donativos

Um total de 450 euros, foi quanto a Associação Recreativa e Cultural Amigos da Fontinha entregou à Comissão de Construção do Centro Paroquial de Febres e à Gira Sol - Associação de Desenvolvimento de Febres, como contributo para a construção dos equipamentos sociais que têm em curso: o Centro Comunitário e o Pavilhão Multiusos de Febres

O dinheiro corresponde a uma percentagem do produto da comercialização do livro “Fontinha, o seu povo, história e afectos”, de António Pereira dos Santos, e das miniaturas da estátua de homenagem à mãe gandaresa, durante a exposição patente no centro cultural. Entregue em partes iguais, cada instituição recebeu 225 euros.
-------------------------------------------------------------------------------------
Esta noticia foi retirada do Jornal Aurinegra.
O COIMBRA NACIONAL só pode saudar este tipo de eventos, é de facto uma optima maneira de celebrar o 1º de Maio.