quarta-feira, abril 06, 2005

SÓ FITAS SÓ CAPAS

Fado e guitarradas regressam à cidade. A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) celebra 25 anos. Para assinalar a efeméride, as guitarradas e a nostalgia regressam de novo à cidade. No final de 1979, um movimento de estudantes, intitulado Movimento Pró Reorganização e Restauração da Praxe Académica de Coimbra, iniciou a sua intervenção participando na organização da semana académica (regresso da Queima das Fitas) e da primeira edição da festa das latas depois da instituição do luto académico de 1969. No dia 25 de Junho de 1980, era entregue uma sala para a futura secção. Nas palavras de um dos fundadores da SF/AAC, João Moura, “1980 foi um ano ímpar para a Universidade de Coimbra. A realização da primeira Queima das Fitas, após o 25 de Abril de 1974 e o início da actividade do “Grupo Dinamizador”, que veio dar origem à SF/AAC, no edifício da AAC, contribuíram decisivamente para o ressurgimento da tradição académica e para o “fado de Coimbra” em particular”. Vinte e cinco anos, após uma intensa luta que restaurou a tradição académica, a SF/AAC é a maior das secções da Associação Académica de Coimbra.
Esta comemoração trás para mim momentos que nunca vou esquecer.Eu tive a sorte de ter entrado para a Faculdade de Economia por esta altura, e como tal participei activamente neste movimento.Na altura todos os partidos á esquerda do PS estavam contra o ressurgimento da praxe, como partidos “amantes das amplas liberdades” moveram uma autentica caça ás bruxas, em relação a quem se atreve-se a vestir o traje académico.
Os nacionalistas participaram em força nesta luta, sendo muitas vezes chamados a auxiliar colegas em perigo.
Mas a Semana Académica como foi chamada na altura lá se foi fazendo, o contacto com o povo, a alegria do mesmo ao verde novo os seus queridos estudantes, eram como que o hino que nos fazia continuar, apesar das constantes escaramuças com os bandos organizados pelas esquerdas. Esta semana culminou com uma garraiada na Figueira da Foz como mandavam e mandam as praxes.No comboio todos nos preparava-mos para a chegada. Eram previstos confrontos com os opositores . Mas o povo de Coimbra numa prova de afecto pelos seus estudantes, esperava-nos á porta da estação, era um mar de gente até á Ponte de Santa Clara. Seguimos em manifestação até á AAC. SÓ FITAS SÓ CAPAS, SÓ FITAS SÓ CAPAS , SÓ FITAS SÓ CAPAS.

1 Comments:

Anonymous Anónimo escreveu...
Gosto do texto em si, mas dás muitos erros ortográficos e gramaticais. Além disso, não gosto de conotações políticas no "Academismo" ou na Praxe.
5/11/05 01:34  

Enviar um comentário

<< Inicio