quinta-feira, maio 19, 2005

UM METRO CHAMADO DESEJO

Pelo Diário de Coimbra , ficamos hoje a saber que o Governo do Eng. Socrates tinha anulado o Concurso Público do Metro de Coimbra.
Segundo o Ministério que tutela esta área o projecto, não estava bem feito pelo que se propõem altera-lo e então lançar novo Concurso Público. Mesmo que tivesse havido entendimento entre as Câmaras interessadas o Concurso teria sido anulado.É aqui que nós começamos a pensar que o Metro vai voltar à estaca zero, isto é quando estivermos em altura de eleições, todos os políticos do sistema que passarem por Coimbra, vão “prometer” que o Metro esta para arrancar, mas no dia a seguir às eleições, nem de Coimbra se lembram quanto mais do Metro.
O que não deixa também de ser preocupante é esta forma de fazer política , a partir dos luxuosos gabinetes de Lisboa: O governo mesmo que houvesse acordo em relação ao tratado e ao projecto, iria passar por cima das Autarquias e anular o mesmo. Aqui esta um bom exemplo do Centralismo Democrático.
Quanto a nós não vamos deixar esquecido esta projecto. Mensalmente vamos recorda-lo, e conforme o desenrolar dos acontecimentos iremos encontrar formas de protesto, no intuito de o mais rápido possível tornar o Metro de Coimbra uma realidade.