terça-feira, maio 31, 2005

MOVE II

Como devem estar lembrados o Coimbra Nacional, fez eco a uma PETIÇÃO sobre a Educação Sexual nas Escolas, tendo na sequência da mesma publicado alguns textos sobre o assunto, sendo que o ultimo se referia a um Movimento de pais, denominado MOVE.
Foi portanto com espanto que tivemos oportunidade de ver que no FÓRUM PAROQUIAS nos era atribuída a criação do referido Movimento, muito nos honraria tal feito, mas nem somos os criadores nem sequer pertencemos ao MOVE. Podem portanto ficar tranquilos pois a “extrema direita” como é referido no fórum, apenas têm apoiado esta causa. Como nacionalista e como pai achei por bem lutar contra a escandaleira e a lavagem ao cérebro que estão a tentar fazer aos nossos filhos.
Não deixa no entanto de ser caricato como uma “ católica praticante”, só pelo facto de termos apoiado a Petição a vêm agora por em causa. Este tipo de atitude mostra uma intolerância em relação aos movimentos nacionalistas, infelizmente existem certos “católicos” a defenderem valores de esquerda, fazendo tábua rasa sobre os crimes que essa mesma esquerda cometeu contra a igreja. Destrui-lhe os templos assassinou sacerdotes e crentes, proibiu-a e persegui-a chamou-lhe “ópio do povo”, tentou recentemente “entrar pelo Vaticano a dentro e tomar parte integrante na nomeação do papa, como o não consegui vasculhou-lhe a vida e difamou-o.
Felizmente nem todos pensam desta maneira o facto pode ser constatado no referido fórum, algumas pessoas tiveram o cuidado de ler com atenção os postes.
Espero que fique de vez esclarecido este assunto, nos por cá vamos continuar a prestar atenção à petição, e vamos continuar a apoiar todas as iniciativas para resolver esta situação.

domingo, maio 29, 2005

VIVE LA FRANCE


NÃO 55%
SIM 45%

O não venceu em França, para desespero dos defensores do sim.
Não foi uma vitoria facil ouve que combater toda a espécie de argumentos ameaças e artistas convidados.
Os sociólogos da pacotilha os comentaristas do sistema, querem agora tapar o sol com a peneira. A verdade é que o povo francês votou contra a imigração descontrolada, contra a abertura das fronteiras, a favor da soberania nacional.
Agora segue-se a Holanda onde tudo leva a crer o não terá mais uma redundante vitória.
Por cá não acredito que o debate seja tão esclarecedor como o que houve em França.
Mas vamos ser bombardeados, com o argumento das esmolas que Bruxelas nos dá, e relativamente à dignidade e soberania, que foi argumento a favor do não em França, em relação ao nosso país já não se põe da mesma maneira, pois a nossa dignidade já nos foi retirada pelos políticos do sistema, e a soberania essa mora praticamente em Bruxelas.
Mas não vamos baixar os braços, vai ser bastante dificil, mas com empenho, e galvanizados pelos outros países, vamos lutar para dar mais um amargo de boca, aos que já vendidos agora nos querem vender.

OS BOYs QUE PAGUEM A CRISE



Embora o Sr. Eng. Tivesse prometido que só iria efectuar mudanças nos cargos públicos, após a aprovação na Assembleia da Republica das novas regras para a nomeação para cargos na Função Publica.
Embora na maioria dos casos o governo esteja à espera que termine a comissão de serviço dos boys laranjas, já fez a nomeação dos boys rosas.
No entanto nalguns serviços o governo não quis esperar por isso não se importou de “despedir” os actuais detentores das chefias das “ Aguas de Portugal”, nem de para tal pagar avultadas indemnizações.
É sabido que cada governo durante a sua legislatura encaixa pelo menos cinco a seis mil boys, certamente para estes a crise não se vai fazer sentir

sábado, maio 28, 2005

EURODEMOCRATA

Segundo refere o Jornal de Noticias Giscard d'Estaing, presidente da Convenção Europeia, que preparou o Tratado Constitucional, afirmou ontem que, se o "não" vencer em França, deve ser convocado novo referendo. "Não vamos recomeçar o trabalho. Não podemos, é demasiado pesado", justificou.

"Será a única solução, se formos totalmente minoritários no sistema", defendeu, sublinhando que o processo não deve ser interrompido, mesmo com o "não" francês. A segunda consulta seria convocada no final do processo de ratificação, depois de Outubro de 2006.

Este é o conceito de democracia dos políticos do sistema, referendos em cima de referendos até obterem o sim. O mesmo se esta a passar em Portugal no tocante à despenalização do aborto.

M O V E

Somos um grupo de pais, que ficaram chocados pela forma como a educação sexual nas escolas tem vindo a ser ministrada, sem seu conhecimento nem consentimento, conforme foi denunciado no Jornal "Expresso" no passado dia 14 de Maio.
Nesse sentido, demos início a uma petição online para que o Ministério da Educação faça uma investigação séria ao que se está a passar.

Dada a enorme adesão a esta petição e sugestões recebidas de milhares de pais, organizámo-nos sob a forma de Movimento de Pais, a fim de lutarmos pelos objectivos enumerados na referida petição.

Uma vez que imensos pais não têm acesso à internet, lançámos a mesma petição em papel, para que todos tenham a oportunidade de manifestar o seu desacordo.

MOVE veja aqui

sexta-feira, maio 27, 2005

O IDIOTA DA SEMANA

Jack Lang : « Eu não meto numa urna de voto o mesmo boletim que Le Pen”

Cada uma fará o justo juízo sobre a pertinência e inteligência deste argumento a favor do sim à Constituição Europeia.

MIRA VAI RECEBER O CAMPEONATO EUROPEU FEMININO DE HÓQUEI EM PATINS

Entre 16 e 23 de Julho de 2005, Mira vai receber o Campeonato da Europa Feminino de Hóquei em Patins. O protocolo de organização foi formalizado, na Câmara Municipal, a 10 de Maio, entre a Federação Portuguesa de Patinagem, a Associação de Patinagem de Coimbra e a Câmara Municipal de Mira.

Na prova, que se realiza no Pavilhão Municipal de Mira, deverão estar presentes as selecções de Espanha, Itália, França, Suíça, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica, Andorra, Israel, Escócia e Portugal. O estágio da selecção portuguesa realizar-se-á, também em Mira, nos 15 dias que antecedem a competição.

Mira é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 7 800 habitantes.

É sede de um município com 122,01 km² de área e 12 872 habitantes (2001), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vagos, a leste e a sul por Cantanhede e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Recebeu foral de D. Manuel I em 1514.

As freguesias de Mira são as seguintes:

Carapelhos
Mira
Praia de Mira
Seixo

quinta-feira, maio 26, 2005

QUANTOS SÃO


O Presidente da Grande Loja de Espanha, Josep Corominas i Busqueta, afirmou recentemente em Vigo que oito dos menbros do gabinete de Zapatero eram maçons.
E por cá quantos são?
Sera que aqueles Srs. do avental que descobriram as listas da PIDE, não podem dar uma ajudinha? Nós gostaríamos de saber.

OBRAS ESQUECIDAS

Quando não são visíveis e não permitem inaugurações com pompa e circunstancia , quando não se perspectiva a caça ao voto as obras ficam esquecidas.
Ver aqui

ROSA CHOQUE TECNOLÓGICO

Aumento do IVA.
Aumento do Imposto sobre combustíveis ( só a gasolina subiu 12% em três meses).
Aumento da inflação.
Aumento do défice.
Aumento do desemprego.
Aumento da criminalidade.
Aumento do numero de empresas a encerrar ou a deslocalizar.

TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS

Desmantelada uma rede de violadores de bebés em Espanha.
Os detidos com evidentes tendências homossexuais , distribuíam na net imagens horríveis e de uma perversão que supera todos os limites até agora conhecidos, todas elas obtidas enquanto violavam os bebés.

quarta-feira, maio 25, 2005

LARGO DA MÁ LINGUA



Foi com muita pena que soubemos que o blogue o Largo da Má Lingua vai encerrar, diariamente era um blogue de referencia na procura de noticias sobre a Figueira da Foz.
È preocupante os motivos que levam o autor a abandonar a blogoesfera, de facto no nosso país a censura encapotada não fica em nada a dever à do lápis azul.

SEM VERGONHA NA CARA

Os políticos do sistema não têm mesmo vergonha na cara, na ânsia de arranjar argumentos para o sim em França, Jacques Chirac , afirma que a Constituição vai tornar mais dificil a entrada da Turquia, uma vez que a questão dos direitos humanos vai ter que ser respeitada. Estes argumentos são o engodo para que quatrocentos mil Arménios votem sim.

terça-feira, maio 24, 2005

SEMANA ACADÉMICA EM OLIVEIRA DO HOSPITAL

ESTGOH parte para a quarta SEMANA ACADÉMICA



Desta vez os estudantes apostam num cartaz cultural.
O Coimbra Nacional aconselha uma visita a Oliveira, aproveitando esta festa da malta.

PARABÉNS



O Jornal Diário de Coimbra completa hoje 75 anos.

segunda-feira, maio 23, 2005

CORAGEM

Embora a sociedade e os sistema teime em elimina-los.
Embora a Educação que nos dão hoje em dia sirva mais para formar cobardes
A natureza vai-se encarregando de combater essa Ditadura de Sentido Único.
Conforme nos relata o Diário de Coimbra, ainda há pessoas que estão dispostas a sacrificar a sua vida para salvar outras. Estes rasgos de coragem são um ar fresco, nos tempos que correm, onde os cobardes crescem, qual erva daninha.

MODA PRIMAVERA VERÃO

O Governo prepara-se para eliminar a taxa intermédia do IVA 12%, passando os produto abrangidos por essa tributação a pagar uma taxa normal de 19%. Também na calha estão os aumentos dos impostos sobre os produtos petrolíferos e o imposto automóvel.
Razão tínhamos quando aqui escrevemos que este governo era mais do mesmo.
No outro governo o país estava de tanga parece que agora vai mesmo nu.

domingo, maio 22, 2005

ACTIVISTAS DA DECADÊNCIA

Educação Sexual ou Iniciação na Masturbação.

Activistas da Decadência em Portugal



Passo a citar duas frases que estão no livro que apoia o programa oficial de Educação Sexual no Ensino Básico e Secundário em Portugal: “Aprender a realizar a masturbação, se existir, na privacidade”. Será que a masturbação em público e em grupos já estará tão espalhada que constitua um vício público, ou que o tal Portugal moderno chegue à tal auto-estimulação sem ser notado pelo público? !

Nas linhas, ou melhor, nas entrelinhas sente-se um zelo ardoroso de libertar, não importa para quê, de libertar, um povo que pensam zéquinha, de criar um novo cidadão, um cidadão satisfeito cuja auto-estima seja veículada para a auto-estimilação moderna atendendo a que a masturbação cheira a mofo, modernidade é auto-estimulação não tem muitas satisfações mais a dar!... A pequenada não deve ser privada desta modernice e deve saber que os seus pais não tiveram esse privilégio e que a culpa se deve à Igreja, ou melhor, à educação tradicional. Mas vejamos o que o livro diz na página 88: A actividade de auto-estimulação “é, no entanto, fonte de prazer e por isso também de culpabilidade, pela associação, na educação tradicional, de mensagens negativas sobre o prazer sexual e a masturbação em particular. Esta é mais precoce nos rapazes e mais dissimulada, e não consciencializada, nas raparigas, as quais, também por razões anatómicas, exploram menos frequente e directamente os órgãos sexuais”. A sexualidade é uma força vital global que não pode ser atada quer à culpa quer à libertinagem. Quem se propõe destruir o “tabu” da sexualidade no que ele tem de mais genuino e são, ao destruir a intimidade e a privacidade, como querem muitos pensadores livres e naturalistas, destroi a personalidade, a cultura , não tanto a propriedade privada.

Em campanha, como se se estivesse em África, e em nome de especialistas elabora-se um Programa de Educação Sexual nas Escolas que se torna mais um impeditivo duma boa educação sexual necessária. É irresponsável porque redutivo e não considera os encarregados de educação. Parte do princípio errado de que se pode revolucionar o mundo através da instrumentalização do sexo, sem princípios éticos como dignidade, intimidade e outros valores etiquetados de burgueses. Há exercícios propostos aos alunos que fomentam o veuyeurismo de professores, a sedução de menores, o abuso sexual, o trauma ( é bem conhecido na psicologia que o exercício da masturbação leva à dependência e à necessidade de o repetir). A sexualidade é muito abrangente e implica com todo o ser humano desdo o impulso mais baixo até ao mais sublime e espiritual.Nota-se irresponsabilidade e uma falta de critério no trato e na intenção do programa.. Bom senso porém não se aprende nas universidades nem nos ministérios.

Um despudor: uma ideologia tão descarada! Será que o bom-senso em Portugal estará à disposição. Quem vive fora de Portugal chega por vezes a ter a impressão que em Portugal há uma propensão, a certos níveis, para o extremismo. Estamos expostos a tudo, sem protecção, expostos às maiores estupidezes de alto nível, desde que assinadas por algum perito português acreditado por algum perito estrangeiro (Como se para cada ideologia não houvesse as ciências subsidiárias, seus peritos e correspondentes investigações científicas com os resultados pretendidos; cfr. tendências da pedagogia e da psicologia e ocasionais subserviências). O dogma científico já não pega em sociedades avançadas. O que aqui se observa não seria possível nos ministérios da educação da Alemanha. Enquanto que nas sociedades mais avançadas se procura, já desde há algum tempo, questionar os excessos freudianos e mesmo corrigir alguns erros cometidos em nome duma libertação sexual, em Portugal começa-se pelos erros. A ideologia pode muito. Ou será que em Portugal se quererá pouco a pouco desmitificar os casos de pedofilia da Casa Pia e mais? Na base disto está um fundamentalismo racionalista longe de toda a realidade humana. Na defesa do espíritp da época (Zeitgeist) querem diminuir ou destruir uma norma moral dinámica. Não têm nada para dar, a não ser o combate sistemático e indiferenciado à tradição; os resultados estão à vista! Tudo deve estar ao serviço do espírito da época: a arte, a pedagogia, a ciência, o estado e a fé. Neste ambiente, o povo até se sente inseguro, porque ao ouvir pessoas letradas são levados a questionar o próprio bom senso não notando a pobreza de espírito de muitos daqueles que os orientam. Em tudo isto há muita irreflexão e superficialidade. Não devemos porém esquecer, que nos centros do poder e da ciência se encontra em grande parte uma geração bem instalada (mas contra o estado), superficial e militante, “a geração de 68” e em Portugal além destes há, entre outros, aqueles que nos primeiros tempos do 25 de Abril faziam das aulas da universidade comícios não suportando professores exigentes. O tempo não chegava muito para estudar, e Marx ou Engels eram demasiado difíceis... Chegavam umas sebentas que os estudantes mais cuidadosos preparavam... Na altura havia muita falta de ardinas. Assim se desperdiçou um momento histórico...assim se vai de doença em doença... Os resultados estão cada vez mais à vista.

Não há rigor, apenas método e intenção. Saber não vale, o que vale é a opinião ou quando muito um saber opinioso e dogmático unilateral; a escola é banalizada e instrumentalizada. Amanhã queixar-nos-emos de barbaridades e das atropelias sexuais.

Não se trata de impedir o tratamento dos temas na escola; o que está em causa é o fomento das ideologias que estão por trás dos temas e das didácticas e a falta de respeito pelas crianças e de responsabilidade pelo futuro dum país... Pensadores livres, naturalistas e uma esquerda marxista militante querem uma outra república. Para uma certa gente não há medidas a tomar quando se trata de destruir tudo o que para eles possa cheirar a tradição, ou a sacristia. Agora é a época dos sacristãos da decadência. Os valores que nos tornaram grandes na história são combatidos sistemáticamente. Isto é apenas um sintoma do estdo doentio e decadente da nossa sociedade portuguesa que ateima em continuar ao toque duns estrangeirados.



António da Cunha Duarte Justo

Pedagogo

E-mail: A.C.Justo@t-online.de

Tel.: 0049561 407783 Alemanha

sábado, maio 21, 2005

MARINHA DISTINGUIU A FIGUEIRA DA FOZ

O segundo navio patrulha que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo estão a construir para a Marinha, vai chamar-se “Figueira da Foz”, em homenagem a esta cidade.

sexta-feira, maio 20, 2005

PNR desmente mais uma vez o «Expresso»



Semanário «Expresso» divulga mentiras sobre o PNR. A tempo e horas a nossa resposta. «O Partido Nacional Renovador (PNR), visado no artigo “Concerto de ‘skins’ abre guerra em Palmela”, da autoria de Valentina Marcelino e publicado na edição de 14 de Maio do «Expresso», vem ao abrigo da Lei de Imprensa, exigir o direito de resposta. Nesse artigo tenta-se associar o PNR a entidades e a iniciativas com as quais este Partido não tem nada a ver. Uma organização política legal e reconhecida pelo Tribunal Constitucional como é o PNR não organiza, não incentiva nem financia eventos desse cariz. Não cabe aqui questionar o interesse, a oportunidade ou a legalidade do evento, mas tão somente e apenas desmentir qualquer ligação desta força política à organização do evento, e sobretudo recusar, por intencional e provida má fé, as afirmações que dão a entender “o apoio do Partido Nacional Renovador (PNR) a este movimento”, e que “no seu sítio na Internet, os ‘hammerskins’ agradecem ao PNR por ter financiado a viagem das bandas estrangeiras”. Estas afirmações, independentemente da sua fonte ou proveniência, não correspondem minimamente à verdade. Repetimos: o PNR não só não financiou o evento, como não se associou, fosse de que forma fosse, à organização do mesmo. Estranhamos esta atitude da jornalista do «Expresso» uma vez que, sem nunca nos ter contactado sobre este ou qualquer outro assunto, e depois de no dia 22 de Fevereiro deste ano termos desmontado e desmentido, de forma categórica, o artigo que na altura assinou no «Expresso», volta agora de novo – refugiando-se em comentários e fontes sem credibilidade – a insistir na ligação do PNR a iniciativas com as quais este Partido não tem nada a ver. Por último, visto que o PNR tem contabilidade devidamente organizada, nos termos da lei, ao contrário de outros partidos que têm sido repetidas vezes multados pelo Tribunal Constitucional por apresentação irregular das contas, não temos problemas em disponibilizar desde já ao «Expresso» o acesso às contas — certificadas por TOC e auditadas pela Price Waterhouse Coopers —, onde se registam todos e quaisquer movimentos do Partido, dos mais vultuosos aos mais insignificantes, para que não mais se possa repetir a atoarda de que o PNR financia ou sequer comparticipa certas iniciativas.»

quinta-feira, maio 19, 2005

UM METRO CHAMADO DESEJO

Pelo Diário de Coimbra , ficamos hoje a saber que o Governo do Eng. Socrates tinha anulado o Concurso Público do Metro de Coimbra.
Segundo o Ministério que tutela esta área o projecto, não estava bem feito pelo que se propõem altera-lo e então lançar novo Concurso Público. Mesmo que tivesse havido entendimento entre as Câmaras interessadas o Concurso teria sido anulado.É aqui que nós começamos a pensar que o Metro vai voltar à estaca zero, isto é quando estivermos em altura de eleições, todos os políticos do sistema que passarem por Coimbra, vão “prometer” que o Metro esta para arrancar, mas no dia a seguir às eleições, nem de Coimbra se lembram quanto mais do Metro.
O que não deixa também de ser preocupante é esta forma de fazer política , a partir dos luxuosos gabinetes de Lisboa: O governo mesmo que houvesse acordo em relação ao tratado e ao projecto, iria passar por cima das Autarquias e anular o mesmo. Aqui esta um bom exemplo do Centralismo Democrático.
Quanto a nós não vamos deixar esquecido esta projecto. Mensalmente vamos recorda-lo, e conforme o desenrolar dos acontecimentos iremos encontrar formas de protesto, no intuito de o mais rápido possível tornar o Metro de Coimbra uma realidade.

PETIÇÃO

Caros amigos:
O Público de hoje fala da petição que muitos de nós já subscrevemos.
Sem fazer juízos de valor, peço a vossa atenção para o título e para o primeiro período. O título refere a suspensão do programa de educação sexual. O primeiro período cita (colocando entre aspas “ “) a petição dizendo que esta exige “ a imediata suspensão do programa....”.
Releio a petição que assinei e encontro no seu n.º 1 o seguinte texto: “ - Exigem a imediata suspensão deste programa, incluindo as "linhas orientadoras". Concluo que a citação não é literal e esconde ou revela uma interpretação, voluntária ou não, do jornalista que assina S. R. Assim, a “imediata suspensão do programa” não é a mesma coisa que “a imediata suspensão deste programa”. Destaco a negro as diferenças. Sobre isto não faço nenhum juízo de intenção, embora deva salientar a incorrecção gramatical: “do” e “deste“ não são a mesma coisa e, por isso, o texto não deveria vir entre aspas, porque foi modificado (por desatenção, ignorância, intenção, etc...).
Já é de salientar o facto de o PÚBLICO ter escolhido ouvir apenas o presidente da APF que, esse sim, faz juízos de valor, classificando de ultraconservadores (vá-se lá saber o que ele entende por isso) os grupos que tomaram a iniciativa da petição. Não diz nada das 4083 pessoas que até às 14:38’ de hoje (menos de 48 horas depois de a petição ter começado a ser divulgada a assinaram). A fria lógica só nos pode levar a concluir que nos acha a todos também ultraconservadores, ou então, inconscientes, que somos facilmente manipulados por acções obscuramente ultraconservadoras.
Volto a ver o cômputo dos subscritores e às 14:57’ (19 minutos depois – com várias interrupções para fazer outras coisas) o n.º de “ultraconservadores” ou “manipuláveis" é de 4143.
Peço-vos que usem a vossa razão. Que não se deixem, de facto manipular. Que mostrem ao Presidente da APF que não é este o programa de educação sexual que queremos para as nossas crianças e jovens, sejam ou não nossos filhos. O futuro pede-nos que não sejamos indiferentes.
Se já assinamos a petição, redobremos o nosso esforço de divulgação da necessidade e interesse em a dar a conhecer.
Relembro por isso, o site onde pode ser assinada e onde também pode ser lido o artigo do Expresso de sábado passado que nos revela aquilo que permitimos por andarmos distraídos.
Um abraço amigo
Pedro Aguiar Pinto

Subscrever a petição em: Forum familia
Petição exige a suspensão do programa de educação sexual
Um abaixo-assinado, disponível na Internet, exige a "imediata suspensão do programa de educação sexual e as suas "linhas orientadoras"". A petição, lançada por elementos da Associação Juntos pela Vida no site www.forumdafamilia.com/petição/petição.asp, tinha ontem ao final da tarde mais de 2500 assinaturas.
Numa petição dirigida a vários órgãos políticos e de soberania, os subscritores manifestam a sua repulsa pelo conteúdo dos programas de educação sexual promovido pelo Ministério da Educação em colaboração com a Associação para o Planeamento da Família (APF). A iniciativa foi lançada na sequência de uma notícia da edição de sábado do Expresso, segundo a qual os manuais recomendados pelo Ministério da Educação ensinavam os alunos a masturbarem-se.
O abaixo-assinado exige ainda que seja feita uma auditoria a todos os programas de colaboração entre o Estado e a APF, incluindo as verbas envolvidas. Contactado pelo PÚBLICO, o presidente da APF, Duarte Vilar, rejeita a ideia de que os livros de apoio às aulas de educação sexual promovam a masturbação entre as crianças. "É ridículo e é de má-fé. O que é dito é que a masturbação, a existir, deve ser feita em privado e não publicamente", afirma Duarte Vilar. O mesmo responsável considera que a petição agora lançada "é uma iniciativa de grupos ultraconservadores que querem desacreditar a APF". S.R.


O Coimbra Nacional volta a lembrar aos seus leitores a necessidade de assinar esta petição, Sabemos que esta é uma luta desigual . Como podem constatar o sistema já lançou os seus cães de fila contra nós. Mas a vontade que nos agarra ao leme é a vontade de um povo, que não se cala.
Lanço um apelo para divulgarem a petição nos vossos blogues e através de mail.

quarta-feira, maio 18, 2005

Resposta do PNR a desmentir a RTP



A RTP emitiu notícia falsa sobre o PNR. Eis a nossa resposta. «O Partido Nacional Renovador (PNR) vem junto da RTP, ao abrigo da Lei de Imprensa, exigir a divulgação deste esclarecimento, sob a forma de direito de resposta, em face do conteúdo da peça televisiva emitida no Telejornal do passado sábado, dia 7 de Maio, no qual se noticiou que "nacionalistas de vários países europeus estiveram hoje reunidos num encontro internacional promovido ou apoiado pelo Partido Nacional Renovador". Na peça, tenta-se associar o PNR à iniciativa, o que não tem qualquer cabimento. Estranhamos o teor da notícia, tanto mais que, na manhã de sábado, a jornalista da RTP Cristina Pereira contactou telefonicamente com o PNR, sendo-lhe dito que o Partido nada tinha a ver como evento, cuja realização desconhecíamos. Esclarecida a jornalista, pensámos ter ficado claro que não éramos tidos nem achados no assunto. Não obstante, a RTP noticiou a mentira, não referindo sequer o contacto prévio com o PNR. Esclarecemos que não existe qualquer ligação desta força política com os organizadores de semelhante evento, e a nossa colagem ao mesmo, depois de o termos negado de forma clara, só pode ser considerada má fé por parte dessa estação de televisão.»

Resposta do PNR ao Correio da Manhã



Depois de visado pelo Correio da Manhã, o PNR repõe a verdade dos factos. «O Partido Nacional Renovador (PNR), visado no artigo "Skins identificados", da autoria de Falcão-Machado e publicado na vossa edição de 9 de Maio, vem junto do CM, ao abrigo da Lei de Imprensa, exigir o direito de resposta. Nesse artigo tenta-se associar o PNR a entidades e a iniciativas com as quais este partido não tem nada a ver. Uma organização política legal e reconhecida pelo Tribunal Constitucional como é o PNR não organiza nem incentiva eventos desse cariz. Não cabe aqui questionar o interesse, a oportunidade ou a legalidade do evento, mas tão somente e apenas desmentir qualquer ligação desta força política à organização do evento, e sobretudo recusar, por intencional e provida de má fé, a afirmação de que foi o "PNR que financiou a vinda de bandas estrangeiras.". Esta afirmação é redondamente falsa. Repetimos: o PNR não só não financiou o evento, como não se associou, fosse de que forma fosse, à organização do mesmo. Estranhamos esta atitude do Correio da Manhã, até porque nunca nos contactou sobre este ou qualquer outro assunto, e lembramos a este respeito que há pouco mais de dois meses, na sua edição de 4 de Março, também o CM nos tentava ligar ao padre Serras Pereira que, na altura, se pronunciou sobre determinadas matérias, da maneira e da forma que livremente entendeu.»

terça-feira, maio 17, 2005

Alta Autoridade para a Comunicação Social
dá razão ao PNR no recurso contra
o “Tal & Qual” – Parte I



«III.2. O “Tal & Qual publicou peças em que, directa e indirectamente, é referido o PNR. Este sentiu ameaçadas as suas reputação e boa fama e procurou exercer o direito de resposta, através de meios que julgou adequados. O semanário não publicou a resposta, por razões que não se conhecem. (…)
III.3.1. As peças publicados pelo “Tal & Qual” afectam indubitável e manifestamente a reputação e boa fama do Partido recorrente, ao associá-lo de forma expressa a acções ilegais, inclusive sob o alegado âmbito de vigilância e investigação policiais. Essas acções, para além de ilegais são conotadas pelo semanário sem qualquer ambiguidade com a ideologia e com práticas nazis, conotação indiscutivelmente agravante à luz de conceitos político/culturais praticamente unânimes na sociedade portuguesa, como de resto no conjunto da comunidade internacional dos nossos dias. A lesão da reputação e boa fama do PNR provocada pelas peças de 4 de Março de 2005 é por conseguinte incontornável.
III.3.2. A legitimidade do recorrente não suscita também quaisquer dúvidas. O Partido é interpelado frontalmente, como se disse, e ganha assim a inteira legitimidade para exercer o direito de resposta.»

"PROGRAMAS SEM CONTROLO" OU A APF CONTROLA O ESTADO

--------Associação Juntos pela Vida
COMUNICADO
“PROGRAMAS SEM CONTROLO” OU A APF CONTROLA O ESTADO?


1. Foi com repugnância que lemos no Expresso do passado dia 14 de Maio de 2005 a conclusão da investigação jornalística levada a cabo sobre a educação sexual nas escolas portuguesas. Como é que é possível que a APF possa impregnar educadores e crianças desde a pré primária de conceitos e atitudes profudamente desviantes e chocantes?

Já em Junho de 2002 alertávamos para o facto de “as linhas orientadoras doMinistério da Educação para a Educação Sexual terem sido encomendadas à APF, entidade publicamente pró-aborto e filial da IPPF, a maior ONG mundial pró-aborto”.

O resultado desastroso é agora posto a claro pela notícia do Expresso.

A verdade é que há mais de 300 modelos de educação para a sexualidade e lamentavelmente, em Portugal, fala-se sempre em “a educação sexual” como
se só existisse uma modalidade e essa significasse aquela que a APF quer impor.

Queremos felicitar as três jornalistas desse jornal - Monica Contreras, Rosa Pedroso Lima e Susana Branco - por terem quebrado este muro de silêncio hipócrita sob o qual se esconde a verdadeira face da APF e incentivá-las a investigar mais e com mais profundidade este tema e aquela Associação.

2. No mesmo dia a TVI noticiou que a APF foi acusada de crime de desvio de subvenção ou subsídio pela auditoria da Inspecção-Geral das Finanças relativa ao financiamento da linha telefónica sobre sexualidade.
Ficámos também a saber que o IPJ paga 120 mil euros por trimestre para a APF fazer aquela mesma “educação sexual” pelo telefone a jovens!

3. Mas há mais. O site www.sexualidadejuvenil.pt exclusivo da APF mas, também, pago pelo IPJ foi alvo este ano de uma repreensão do Provedor de Justiça quanto aos conteúdos, por passar a convicção de que uma mulher pode abortar sem que desse facto lhe advenha qualquer sanção. E a Procuradoria-Geral da República declarou ilegal o conteúdo da página e solicitou à Secretaria de Estado da Juventude, que tutela o IPJ, a alteração dos conteúdos.

Será que haverá mais? O Estado irá investigar ou terão de ser os jornais a fazer esse autêntico serviço público?

Como é que é possível uma Associação viver de permanentes e crescentes subsídios do Estado, promover este tipo de deseducação sexual e de actos ilegais e nunca ter sido avaliada nas suas intervenções e nos resultados?

Face à evidência dos factos a Associação Juntos pela Vida:

1. Exerce o seu direito de profunda indignação pelo que o Ministério da Educação está a permitir que aconteça nas nossas escolas ao nível da Educação Sexual e exige a imediata recolha de todo o material didáctico já distribuído e o imediato cancelamento deste programa para investigação e avaliação com os vários intervenientes interessados – Pais, Escola, Alunos;

2. Exige que a APF seja investigada de forma exaustiva no que respeita às suas actividades e aos seus financiamentos. Que lhe seja retirada o estatuto de "entidade de utilidade pública" enquanto não modificar o seu modo de funcionamento.

Juntos Pela Vida Associação
17 Maio 2005
----------------------------------------------------------------------------
Está a decorrer uma petição sobre "Petição sobre programa de Educação
Sexual nas escolas" relacionada com o comunicado que acabámos de vos
enviar. Está em:

Petição

Os melhores cumprimentos,

segunda-feira, maio 16, 2005

NÃO SE BRINCA EM SERVIÇO

No regime de Fidel Castro não se brinca em serviço, como tal foram presos cerca de 400 jovens cubanos, como medida de prevenção. Esta medida teve o nome de código “ Operacion Contención” e teve como objectivo prender jovens considerados “ perigosos e que desfiavam as normas e a moral socialistas".

domingo, maio 15, 2005

ELES ANDAM ......

O Coimbra Nacional começa a incomodar os “ defensores das amplas liberdades”.
O sistema de protecção do mail do bloque, bloqueou o mesmo. O motivo foi terem sido feitas diversas tentativas para entrar, com password errada. Quais seriam os motivos que levaram a esta tentativa de penetrar no mail? Deixo aos meus amigos e camaradas o livre arbítrio para imaginar e sugerir quais os intentos deste “cracker de trazer por casa”.

URÂNIO NO RIO MONDEGO?

O estado de abandono de mais de meia centena de minas de urânio na região Centro do País coloca em risco a saúde das populações locais. Mas os seus efeitos nefastos podem ser sentidos mais longe do que se pensava.


Nas minas da Urgeiriça, onde a situação é mais preocupante, águas que podem conter matérias radioactivas são despejadas num riacho que vai ter ao Mondego, rio que abastece várias localidades, entre as quais Coimbra. Na cidade dos estudantes, as análises à qualidade da água, quando incluem parâmetros radiológicos, estão desactualizadas.Temos o direito a ser informados sobre este assunto. As autoridades sanitarias do Distrito, devem informar as populações sobre o mesmo.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

A Metro Mondego tornou-se ontem na segunda signatária portuguesa da Carta da UITP para o Desenvolvimento Sustentável. Com este acto, que José Mariz considerou «o mais importante desta administração», o projecto do MLM foi encarado como uma peça fundamental para uma «mobilidade sustentável» em Coimbra.
Mais uma bota para esta Administração do Metro descalçar. Como vai justificar a «mobilidade sustentável» ás gentes de Serpins.

sábado, maio 14, 2005

INFOKRISIS

O blogue Espanhol Infokrisis ao fazer uma analise ao movimento nacionalista Espanhol, faz rasgados elogios à rede de blogues nacionalistas Portugueses. Passem por lá que vale a pena, pelo menos para encher o peito de orgulho.

sexta-feira, maio 13, 2005

Eras tu (Pátria) e entardecia

O meu querido amigo Augusto acaba de publicar um livro.
Um livro de um nacionalista dedicado “À Pátria e aos amigos”.
Nos primeiros poemas o cariz nacionalista não é muito perceptível é necessário penetrar bem na leitura para chegar à mensagem. Mas à medida que vamos lendo, salta aos olhos o chamamento patriótico dos poemas.
O livro foi editado pela Pé de Página
O Augusto vai começar a colaborar com o Coimbra Nacional, o blogue e a Causa Nacional, vão ganhar uma mais valia.
Para vos criar água na boca deixo aqui um pequeno excerto do livro.


Tudo por ti fiz Luís Vaz.
Em Altares de palavras te viajei.
Tua sombra segui, tuas penas e teus cantos escrevi.
Já a glória entrevia, já a claridade da praia
Avista nos Tejos de regresso.
Já pelos contornos dos amores minha pele ávida ansiava nua
quando te revi ao longe no salmão da tarde e na espuma da maresia.


Eras tu, enfim (Pátria)
... e entardecia...

PALAVRAS PARA QUÊ

lista
O 'top' dos rendimentos



(De acordo com a última

declaração de IRS)*

Freitas do Amaral 570.757,14

Manuel Pinho 413.870,57

Campos e Cunha 216.300,98

Mário Lino 158.517,42

Nunes Correia 123.858,95

Correia de Campos 110.092,98

Luís Amado 106.518,10

Alberto Costa 96.883,47

Jaime Silva 82.648,24

António Costa 78.443,09

Mariano Gago 73.078,94

Augusto Santos Silva 72.024,38

Isabel Pires de Lima 86.153,68

Pedro Silva Pereira 57.612,16

José Sócrates 55.837

Vieira da Silva 52.424,38

Lurdes Rodrigues 47.980,01

*valores ilíquidos, em euros

quinta-feira, maio 12, 2005

ENTREVISTA DE UMA MULHER QUE ABORTOU

Transcrição de um excerto da entrevista concedida à Rádio Maria por uma mulher espanhola que abortou – Maria José – e recolhida na revista “Palabra”, nº 485, Julho 2004, pág. 54-57.

Eu estava separada em consequência de um casamento que, praticamente, foi um desastre. Ao fim de uns anos conheci outra pessoa e... acabei, mais ou menos, por viver com ele. Então, fiquei grávida. Eu estava em trâmites legais: todas essas histórias de papéis. O pai da criança era um homem livre, solteiro... Agora, penso que também lhe deve ter caído o mundo em cima .

- Quem tomou a decisão de abortar?

- Sinceramente, tomaram-na mais os de fora do que eu própria. (...) A circunstância é que quando uma mulher fica grávida, não lhe passa pela cabeça, mesmo que tenha todos os problemas do mundo, a solução do aborto. Podes afogar-te; podes encontrar-te diante de um problema que não tem saída; podes pensar em todas as coisas, inclusivamente podes pensar em estampar-te com o carro. Mas, a última coisa que te ocorre, penso, é abortar. Isto começa a entrar na cabeça, mais propriamente, pelas pessoas que te rodeiam .

- Como é isso?

- As pessoas que te rodeiam assustam-se ou não querem assumir responsabilidades. Sobretudo, penso que o pai da criatura não se dá conta do que é um filho até que o tem nos braços. Enquanto a mulher o leva dentro, sobretudo nas primeiras semanas, ele não é consciente; não sabe o que é isso. Para ele é um “problema” .

- Que coacções encontra uma mulher para não levar a termo a sua gravidez?

- Bom. Começam a contar-te todos os problemas sociais, todos. No meu caso, foi o económico. Eu julgava ter força. Mas a mulher, nesse momento, é muito vulnerável. Já de si, quando ficas grávida, é como se precisasses de protecção, ajuda, compreensão, que te mimem... Se tudo isto é ao contrário, influencia-te. Vai tendo influência; vão-te dizendo, inclusivamente, que o aborto, praticamente, não é nada: é como tirar um quisto. Não há problema. Eu não fui suficientemente forte ou suficientemente inteligente. Por fim, caí. O pior de tudo é que, ao sair do bloco operatório, é quando verdadeiramente dás conta de que não foi um quisto que te retiraram. É aí que verdadeiramente dás conta do que fizeste: não foi um quisto que te tiraram, mas algo agarrado ao teu corpo que te arrancaram de dentro .

- “Algo” ou “alguém”?

- Alguém! Eu acordei da anestesia a chorar e a gritar: pedindo o meu filho... e vendo-lhe os pés. Há muitos anos que lhe vejo os pés .

quarta-feira, maio 11, 2005

PENEDO DA MEDITAÇÃO III

Os vereadores socialistas da Câmara de Coimbra descobriram que a edilidade esta à beira da falência, nos dizemos quem têm telhados de vidro não pode atirar pedradas.
Ainda nos lembramos bem da gestão do Manuel das Rotundas.
A estudantada anda animada com a sua festa, não se esqueceram de presentear o Reitor com uns mimos, é uma situação engraçada, um antigo militante da UEC ser apelidado de fascista, eu diria antes que é a costela estalinista. Animados com a festa os estudantes esqueceram-se de vir ajudar na tradicional venda da pasta, inscreveram-se cem, compareceram quinze. Sera que a palavra solidariedade não consta do dicionário da academia?
A Câmara da Figueira vai aproveitar as águas residuais para rega e lavagens, a Figueira vai ficar na historia pela questão da água, pelas melhores e piores razões.

terça-feira, maio 10, 2005

POLÍTICA NOVOS REFORÇOS

O actual presidente da Câmara de Soure ( PSD) apresenta a sua candidatura na próxima quinta-feira. João Gouveia vai liderar, como independente, a lista do PS à Câmara Municipal.
Pergunta o Coimbra Nacional: Em quanto terá ficado a transferencia, ou terá mudado de “clube” a titulo de empréstimo?
Porque sera que estas trocas baldrocas que os partidos do sistema fazem, me fazem lembrar o futebol?

PELA VIDA

Da Organização Juntos pela Vida recebi um mail que passo a transcrever:

Caros amigos:

No próximo dia 13 de Maio, em Fátima, no fim da Missa e antes da Procissão do Adeus, vai ser distribuída uma Pagela da Senhora do Ó com uma oração sobre a Vida. Vão ser ditas umas palavras sobre a questão do aborto, do referendo e do tema do ano em Fátima (o mandamento "Não Matarás!") e depois vai ser rezada a oração da pagela com as pessoas que lá estiverem.

Para que isto seja possível precisamos de voluntários que no meio da multidão, na esplanada do Santuário, façam esta distribuição. Os voluntários precisarão de um autocolante de indentificação que será entregue juntamente com as pagelas entre as 8h00 e as 10h00 de dia 13 à porta do Hotel dos Três Pastorinhos (em Fátima).

PRECISAMOS DE 300 VOLUNTÁRIOS! TODOS NÃO SÃO DEMAIS PARA QUE AS PAGELAS
SEJAM DISTRIBUÍDAS E O POVO REZE A ORAÇÃO!

segunda-feira, maio 09, 2005

PARQUE DE CAMPISMO DA TOCHA NOVAMENTE ASSALTADO

Tivemos hoje conhecimento que o Parque de Campismo da Tocha tinha novamente sido assaltado, lá diz o povo depois de casa roubada trancas na porta, lá diz a Direcção do Parque depois de casa roubada escancaram-se as portas.
Também a Câmara de Cantanhede devia tomar uma atitude neste assunto, é certo que existe uma concessão a um clube, mas como esta é uma questão de interesse publico e têm a ver com o turismo e a segurança, seria de bom tom a edilidade intervir.
Resta esclarecer os nossos leitores que este parque têm uma particularidade, durante todo o ano cerca de cem campistas têm as suas tendas e auto caravanas no parque, por isso ele se torna tão apetecido dos amigos do alheio.

domingo, maio 08, 2005

LIBERDADE PARA SADDAM?

A revista Egípcia “ Al-Usbu", de segunda feira 2 de Maio 2005 publicou o que diz ser um texto de uma conversa entre o ex presidente do Iraque Saddam Hussein e o secretário de estado da defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, durante a sua ultima viagem a Bagdade, em que este visitou o ex líder Iraquiano na prisão.
O jornal informa que fontes políticas bem posicionadas tinham dado a conhecer o teor da conversa.
Segundo o jornal os Estados Unidos tinham tido pelo menos 1600 baixas nos últimos três meses. Como tal estariam na disposição de negociar a liberdade de Saddam em troco de este aparecer na televisão pedindo à resistência que pare-se com as suas acções armadas.
Esta decisão teria sido tomada numa reunião da Casa Branca, e tinha em vista salvar vidas americanas, e acalmar os outros países que participam na ocupação do Iraque.


sábado, maio 07, 2005

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

Entre hoje e amanhã, decorre a tradicional campanha do Banco Alimentar Contra a Fome em 527 supermercados.
O meu contributo já lá esta. E o seu caro leitor, já o fez?

sexta-feira, maio 06, 2005

BANDEIRA AZUL

Na Região Centro com 14 Bandeiras Azuis (mais 5 que em 2004) há a realçar também a reentrada de duas novas zonas balneares – Leirosa e Costa de Lavos na Figª da Foz. Este número representa fundamentalmente o regresso de 4 zonas balneares (2 em Ovar e 2 em Figª da Foz).

QUESTÕES SOBRE A DROGA

Aproveitando o inquérito que está a decorrer para indagar se está melhor ou pior o consumo das drogas, devemos dilucidar sobre duas questões subjacentes ao consumo de drogas: é correcta a política de descriminalização de certas drogas? Será que existem drogas «leves» que não só não são prejudiciais à saúde como o seu uso tem efeitos benéficos?

No que tange à primeira questão, a defesa da descriminalização tem como pano de fundo a ideia de que o fruto proibido é o fruto apetecido. A talho de foice deste argumento, sempre se vai dizendo que estamos a estigmatizar comportamentos pessoais e que o Estado não se pode imiscuir na vida privada dos cidadãos. Nada de mais errado! Efectivamente, não é apenas o consumidor que é o atingido, porquanto todos os actos associados a essa dependência se vão reflectir em terceiros, com prejuízos por vezes irreversíveis.

Efectivamente, o Estado, ao descriminalizar o consumo, quer apenas transmitir a ideia de que o toxicodependente é um doente (que se colocou nesse estado, assinale-se) e visa esbater o estigma dos «viciados», mas é ineficaz no combate ao consumo daqueles que se iniciam no consumo de drogas. De igual modo, prefere ignorar o nexo de causalidade entre o consumo de drogas e a criminalidade, argumentando cinicamente que estamos na presença de meros casos clínicos (e que não impõe o seu tratamento). Este tipo de argumentação é como descriminalizar a posse de determinadas armas e depois ficar espantado com o aumento do número de assaltos fazendo uso dessas armas.

Inúmeros toxicodependentes que estão a cumprir penas de prisão já lamentaram o facto desta nova política baseada na permissividade não levar em linha de conta as consequências decorrentes do consumo de drogas. Preferiam ter apanhado uma pena leve relacionada com o consumo, que poderia ter invertido o seu modo de pensar e de agir, do que as penas que agora cumprem, devido à necessidade de alimentarem a sua dependência. Será que uma verdadeira política de tolerância zero não alcançará melhores resultados?

Infelizmente, enveredou-se por uma política de relativização de valores, a qual esquece, amiúde, que a criminalização é também prevenção. No fundo, é o retomar dos dogmas da geração de 68, onde era colocado o enfoque em ideias como «é proibido proibir», geralmente associado a estados de alma típicos de quem consome certo tipo de drogas.

Outra questão que se levanta é a apologia do consumo das drogas como ideia tão legítima como qualquer outra e que ignora ostensivamente os malefícios, em termos de saúde, associados a esse consumo.

Muitas pessoas da geração de 60 vieram a terreiro condenar o uso de drogas (v.g. LSD) e tiveram a coragem de contar as suas experiências pessoais, com o fito de transmitir às novas gerações os seus malefícios. No fundo, a juventude é um período muito especial, mas no qual se cometem muitos disparates, fruto da verdura dos anos e da pouca experiência de vida.

Infelizmente, certos sectores da nossa sociedade defendem o consumo de drogas pelo simples facto de serem... drogas. Afinal, qual o fascínio mórbido subjacente a esta terrível ideia que impele certas pessoas a advogarem o seu consumo? Como na sua juventude tomaram drogas, não querem reconhecer os seus erros e, num alívio egoísta de consciência, querem dar a entender que este é um rito de passagem da puberdade para o mundo adulto. No fundo, querem caucionar o seu passado, justificar a sua existência, onde não existe espaço para este acto da contrição.

Na realidade, esta ideia do consumo generalizado das drogas, uma espécie de «macdroga» incentivada por certos iluminados, assume-se como um ritual sórdido de «purificação existencial», em que os jovens são simultaneamente acólitos destas ideias e cobaias destas experiências. E a que preço...

O Extasy, dita «droga leve», não possui qualquer tipo de benefício para o corpo humano, limitando-se a «fritar» o cérebro e a criar uma depressão que muitas vezes leva ao suicídio. Apesar disto, um partido político, teve o descaramento de apresentar na Assembleia da República um diploma legal cujo único objectivo era melhorar a qualidade do produto. No dia em que forem coerentes com os seus pensamentos e derem Extasy aos filhos, talvez observem os seus efeitos e parem para pensarem.



Francisco Jorge Gonçalves

Jurista

Lisboa

quinta-feira, maio 05, 2005

QUE DEMOCRATA QUE ELE É

Lisboa - O coordenador da comissão permanente do Partido Socialista (PS), Jorge Coelho, afirmou que é obrigação do Governo em maioria fazer aprovar a despenalização da interrupção voluntária de gravidez mesmo sem referendo.
Que democrata que ele é.

BAIXAR OS BRAÇOS

José Goulão, presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, defende no DN que a legalização das drogas é inevitável.
Ainda não aqueceu o lugar e já baixa os braços. A filosofia é já que não podes combate-la junta-te a ela.
Nós dizemos o contrario, vamos aumentar o combate ao trafico, tolerância zero nesta matéria, penas mais duras para os traficantes. Fim aos métodos de tratamento por substituição. Internamento compulsivo dos toxicodependentes, com recurso a terapias que sejam realmente eficazes.

1º de MAIO em PARIS

1º de Maio em Paris: a Europa disse Não!

Mais de 20 mil patriotas europeus, sob a direcção do presidente da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, desfilaram no passado domingo nas ruas de Paris. O tradicional cortejo em honra de Joana d’Arc, a poucos dias do referendo que se realizará em França sobre a Constituição Europeia, teve este ano a ocasião de dar um forte sinal contra o inaceitável documento euro-turco preparado pelos burocratas de Bruxelas. Identidade, soberania e independência para as nações da Europa foram as palavras de ordem da intervenção final de Jean-Marie Le Pen. Como já vem sendo habitual, não faltaram à chamada as delegações partidárias de Espanha, Portugal, Inglaterra, Suécia, Polónia, Bélgica e Itália.

quarta-feira, maio 04, 2005

PCP DESCOBRE A PÓLVORA

Preocupado com sistema metropolitano de transportes, o PCP quer o metro em Coimbra e modernização das linhas dos arredores.

O PCP de Coimbra defende uma redefinição do projecto do Metro Mondego de forma a contemplar a instalação de eléctrico rápido urbano apenas em Coimbra e, ao mesmo tempo, a electrificação do ramal da Lousã.
Assim, teriam de ser reformulados os termos do concurso público que está a decorrer, embora em risco de ser anulado devido a incompatibilidades entre os accionistas da Metro Mondego S.A.
O PCP de Coimbra descobriu a pólvora, tanto quer ser diferente que entra em delírio . O Metro de superfície é uma velha aspiração de Coimbra até à Lousã, têm sido constantemente adiado, pela falta de interesse do poder central pela região, agora esta num impasse mais por teimosia da Câmara de Coimbra que por outra coisa.
O COIMBRA NACIONAL propõe-se lutar pela realização da obra apela à sociedade civil para cerrar fileiras, e não ir em cantigas.

A.M. de CANTANHEDE

Continua a troca de galhardetes nas Assembleias Municipais de Cantanhede. Desta feita os vereadores socialistas, tentaram inviabilizar um empréstimo bancário, teriam de certo o nosso apoio, se não soubesse-mos que muitas das Câmaras portuguesas impedidas de recorrer à banca são da cor rosa.
Referindo-se a uma carta de despedida recentemente envia da pelo Dr. Jorge Catarino aos munícipes, um vereador do PS insinuou que a mesma tinha sido enviada utilizando verbas camarárias, embora não concordando com o Dr. Jorge Catarino em muitas coisas, acho esta denuncia de mau gosto, pois todos os cantanhedenses conhecem a postura correcta do Presidente.
Enfim estas reuniões servem para tudo menos para resolver os reais interesses das populações. Trocam-se acusações, e depois quando trocam de poleiro, fazem precisamente tudo aquilo que criticaram aos outros.

SUECOS EXIGEM REFERENDAR CONSTITUIÇÃO EUROPEIA

Milhares de suecos, precisamente 120.333, colocaram a sua assinatura numa petição que reclama ao governo sueco a organização de um referendo sobre a Constituição Europeia. Tal como outros países da União Europeia, o governo de Estocolmo previa ratificar o Tratado europeu apenas por via parlamentar.

terça-feira, maio 03, 2005

PJ DETÉM ALEGADO HOMICIDA DE CIDADÃO ALEMÃO

Na Lousã a PJ detém homicida de cidadão alemão, o motivo do crime terá sido passional.
Segundo parece o alemão fez varias propostas à companheira do alegado homicida, que é um cidadão de nacionalidade portuguesa. Na sua residência foram encontradas plantações e embrulhos com estupefacientes.
Não nos espanta este tipo de crimes nesta área do Distrito.
É sabido que na região da Serra da Lousã podem ser encontradas várias comunidades onde a pretexto da vida” in natura” se desenvolvem verdadeiras herdades de cultura e venda de droga.
Embora aparentemente pacíficos estes “ ermitas da ganza”, não deixam de preocupar as populações locais.
Seria bom que as autoridades competentes exercessem uma maior fiscalização sobre estes locais.

QUEIMA DAS FITAS 2005

Tem este blogue sido visitado por algumas pessoas procurando informação sobre a Queima das Fitas de Coimbra 2005.
Ficam aqui estes dois links onde poderão ler toda a informação sobre este evento.
As Beiras
Diario de Coimbra

segunda-feira, maio 02, 2005

" MÃES DE BRAGANÇA "

Em Mirandela, mais um processo relacionado com uma alegada rede de prostituição, desencadeado na sequência das denúncias feitas pelas chamadas "Mães de Bragança".
Oito arguidos são acusados de quase 600 crimes.
Entre as testemunhas arroladas está um juiz presidente do círculo judicial de Mirandela. Seria, alegadamente, frequentador das casas de alterne.
Vale a pena protestar, aqui esta um caso que o comprova.
O COIMBRA NACIONAL, agradece às “Mães de Bragança”, pelo seu acto de coragem.

A PREOCUPAÇÃO NÃO É SÓ NOS TÊXTEIS

A venda de cereais chineses à Europa aumentou cerca de 574,2% em oito anos. O poderio comercial da China assusta meio mundo. Se as empresas têxteis da Europa reclamam que detenham as importações super baratas deste país asiatico, agora é a agricultura que esta inquieta.

domingo, maio 01, 2005

COMPRAR O SILENCIO

Segundo o Jornal "Diário de Coimbra" o novo homem forte do IPTM sera Vitor Cunha.
Este dirigente do PS tinha apresentado a demissão do cargo de chefia da concelhia da Figueira da Foz.
Em causa está a escolha do candidato do PS à autarquia da cidade que, por decisão da Comissão Permanente do PS, será o médico Vítor Sarmento, director do centro de saúde da Figueira da Foz. A concelhia defendia o nome do ex-eurodeputado, Luís Marinho.
Resta saber se Vitor Cunha vai esquecer o caso.
Se esta nomeação foi para comprar o seu silencio.

MÃE

És muito criança ainda
Decerto não sabes bem
O valor que deves dar
Ao santo afecto da Mãe!
Queremos muito aos nossos filhos
Todos têm igual direito,
Por todos o coração
Pulsa igualmente no peito.

Todos têm o seu lugar
E são eles tão iguais,
Que no coração da mãe
Todos eles são rivais.
São rivais do mesmo afecto,
Amados com o mesmo ardor,
Para todos, igual desvelo,
Para todos o mesmo amor!

Para todos a Deus pedindo
Com fé igual e anseio,
O futuro é um mistério
O presente é um receio!
Tal é a anciã constante
Que deste amor se alimenta,
Queremos um mar de bonança
Sem um dia de tormenta.

Quando chegares a saber deste afecto a intensidade,
Se eu já não for deste mundo
Sentirás funda saudade!
E se um dia tiveres filhos,
E uma esposa carinhosa
Que te torne a vida bela
E aches tudo cor de rosa,
Vendo o amor com que ela
Os seus filhinhos aninha,
Dirás: 'santo amor de mãe
Também era assim a minha!'

E nesse grito a tu'alma
Nem doce afecto tributa
Àquela que já não vês,
Mas que de longe te escuta!
E essa justa saudade
Que tu sentes tão intensa
Será do meu santo amor
A sagrada recompensa

Maria Madalena Nogueira Pessoa